Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 14 de Setembro de 2011

OBJECTIVOS DA MACROECONOMIA

Jeova Ama voce


OBJECTIVOS DA MACROECONOMIA

Políticos e governantes, nos seus discursos de propaganda eleitoral falam sobre os instrumentos de política macroeconómica que pretendem utilizar para alcançar estes e aqueles objectivos estipulados nos seus programas de governação.

Em geral existe uma ampla aceitação quanto aos principais objectivos da política económica. Segundo Samuelson, podemos enumerar os seguintes quatro objectivos:

 Produção
Aqui pretende-se alcançar um nível elevado e crescente do produto real: Um elevado nível de crescimento do produto real e consequentemente da economia, permite uma melhoria nos níveis de vida e do bem estar de uma nação. Os governos em geral dão prioridade a políticas que geram um aumento sustentável no produto per capita, ou seja, no Produção Nacional dividido pelo número dos habitantes existentes no país.

A medida do valor de todos os produtos produzidos numa economia durante um determinado período, geralmente um ano, designa-se por Produto Nacional Bruto (PNB). Este pode ainda ser classificado como nominal, real ou potencial. Vejamos o que significa cada uma dessas designações:

PNB nominal, quando o seu valor é medido a preços correntes, ou seja, a preços nominais que são os preços vigentes no ano em que ocorre a produção;

PNB real, quando se tomam em conta os efeitos da inflação, o que nos permite medir efectivamente o crescimento da produção nacional de um ano aos preços de um ano anterior, considerado ano-base;

PNB potencial, quando dada a tecnologia e a dotação dos factores de produção, a produção corresponde ao máximo nível sustentável que a economia pode produzir. Por outras palavras, o PNB potencial é a produção resultante do pleno emprego dos factores de produção.

 Emprego
Com o segundo objectivo pretende-se alcançar um nível de emprego elevado e desemprego involuntário baixo: Tem consequências benéficas no aumento do nível do produto e do nível do rendimento nacional. Note que sao considerados desempregados todas as pessoas que nao estao a trabalhar mas estao a procura de trabalho.

 Estabilidade do Nível Geral de Preços em economias de Mercado
A preços estáveis correspondem a baixos níveis de inflação: Acredita-se que baixos níveis de inflação são a primeira condição para se atingir qualquer um dos restantes objectivos da política económica. Quando os níveis de inflação são altos haverá instabilidade e incerteza na economia o que vai influenciar negativamente o investimento, a poupança, os planos de produção, os salários, etc.

 Comércio Internacional ou Balança das Relações Externas
Com este objectivo pretende-se alcançar o equilíbrio satisfatório entre exportações (X) e importações (M) e a estabilidade da taxa de câmbio: Esta condição é fundamental para qualquer país poder honrar os seus compromissos comerciais, financeiros e outros com os seus parceiros no exterior.

Um aspecto importante a registar é a compatibilidade e/ou a incompatibilidade de objectivos macroeconómicos, visto que, na prática não é possível isolar os vários objectivos da política macroeconómica de maneira a tratar de cada um deles separadamente. Afinal, tudo acontece ao mesmo tempo. Assim podemos terobjectivos interdependentes eobjectivos concorrentes:

 Objectivos interdependentes: Tem lugar quando na gestão da política económica, os objectivos principais se tornam mùtuamente compatíveis porque se desenvolvem no mesmo sentido:
Exemplo: Quando se regista um aumento do Produto real, pressupõe-se que houve uma melhoria nos níveis de emprego dos factores de produção disponíveis na economia.

 Objectivos concorrenciais: Tem lugar quando, pelo contrário, existe incompatibilidade de objectivos no processo de gestão das políticas macroeconómicas, exactamente porque aqueles objectivos se desenvolvem em sentidos opostos.
Alguns exemplos:
Uma tentativa de se conseguir uma taxa elevada de Crescimento Económico pode exigir um grande aumento no volume de Importações que, por sua vez, podem colocar a Balança de Pagamentos numa situação deficitária;
A redução do Déficit Comercial de um país pode ser conseguida à custa da redução dos seus níveis Consumo e de Investimento e, consequentemente, com o sacrifício dos melhores níveis do seu Produto.
Um elevado nível de Emprego pode ter como consequência um aumento dos níveis de Inflação;
Um Consumo elevado hoje, pessupõe um Consumo reduzido no futuro.

Significa que os instrumentos a utilizar para alcançar os objectivos desejados devem ser ponderados e combinados de tal modo que se consiga um equilíbrio aceitável nos resultados esperados.
Reações:
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário